top of page

Alimentos Anti Oxidantes

Conheça o poder de 15 alimentos ricos em antioxidantes

Jonny Vieira, Divulgação

O Barra de Cereal escalou a nutricionista Gisele Silveira para listar 15 alimentos ricos em antioxidantes. Na semana passada, Gisele explicou aqui no blog os benefícios desses alimentos.

Abaixo, você pode conferir uma lista completa com alimentos antioxidantes que ajudam a combater os radicias livres.

Chá verde - Possui potente antioxidante, os polifenois, que apresentam efeitos até cinco vezes maior que as vitaminas C e E. A capacidade antioxidante das infusões de chá preto é semelhante à do chá verde, mostrando que as teaflavinas (antioxidante do chá preto) são tão eficientes quanto as catequinas (antioxidante do chá verde).

Foto: Aline Mendes

Açafrão (ou cúrcuma) - O ingrediente ativo do açafrão, a curcumina, inibe reações inflamatórias. Estudos recentes mostram que a curcumina também pode inibir a formação de metástases, processo no qual o câncer se espalha.

Aveia - É um cereal de alta qualidade nutricional, rico em betaglucanas, que são fibras solúveis. Estudos demonstram que dietas suplementadas com farelo de aveia promovem descréscimo significativo do colesterol. Além disso, é excelente fonte de silício, auxiliando no tratamento de celulite.

Azeite de oliva - As propriedades benéficas do azeite, principalmente o virgem, são atribuídas à presença de ácidos graxos monoinsaturados e de agentes fenólicos, como tirosol, esqualeno e lignanas, componentes capazes de inibir o estresse oxidativo. Seu consumo está associado à prevenção e ao tratamento de enfermidades como melhora dos triglicerídios, redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Chocolate - É rico em polifenois, particularmente catequinas e procianidinas, que possuem importante papel na inibição de processos vasculares e inflamatórios que contribuem para diversos tipos de patologia.

Frutas cítricas - Laranja, limão e lima … O principal ingrediente antioxidante destas frutas é a vitamina C. Além disso, os bioflavonoides também podem ser encontrados nestas frutas, que, além de potencializar a ação da vitamina C, são excelentes para a saúde.

Foto: stock.xchng

Frutas vermelhas e roxas - Ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres, além de fornecerem vitaminas e minerais em quantidades elevadas. A proantocianidina, é uma substância presente nessas frutas e tem potencia antioxidante 20 vezes maior que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E. A proantocianidina do cranberry é extremamente eficaz no tratamento de infecçoes urinarias, por inibir a aderência bacteriana. Recentemente, o Departamento de Agricultura dos EUA inclui as frutas vermelhas entre os 20 alimentos mais ricos em antioxidantes.

Hortaliças crucíferas - Os vegetais crucíferos contém fatores dietéticos potencialmente anticarcinogênicos, tais como caroteinoides, vitamina C, fibras, flavonoides e glucosinolatos. Os glucosinolatos são fitoquímicos presentes em quase todos os vegetais crucíferos, principalmente nas brássicas, como repolho, couve de bruxelas, brócolis, couve-flor, nabo e mostarda.

Foto: Rainer Berg

Linhaça - Rica em ômegas 3 e 6, possui excelente ação anti-inflamatória. Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas. A linhaça promove melhora da resposta do sistema imune, principalmente devido ao seu alto teor de ômega 3.

Óleo de gergelim - Possui na sua fórmula sesamol, propriedades antioxidantes que dão ao óleo uma elevada estabilidade e age contra radicais livres no organismo humano. O óleo de gergelim é fonte de ácidos graxos essenciais, ômegas 3, 6 e 9, que ajudam a reduzir o nível de colesterol. Além disso, é fonte de vitamina E, antioxidante poderoso contra a ação de radicais livres

Suco de uva integral - Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Foto: Fernando Gomes

Óleo de coco - Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

Tomate - Contribui com 85% do total do licopeno ingerido ao dia. O alto consumo de licopeno esta associado com a redução do risco de alguns tipos de câncer.

} Foto: Divulgação

Soja - Os componentes fitoquímicos são as isoflavonas, daidzeina e genisteina, que pertencem ao grupo dos fitoestrógenos. A soja e sua isoflavona têm atividade anticarcinogênica, antioxidante e antiaterosclerótica. Além das isoflavonas, outras substâncias presentes na soja apresentam forte ação antioxidante: fitoesterois, fitatos, saponinas e vários ácidos fenólicos.

Alho e cebola - Sua ação antioxidante se deve principalmente a um composto chamado alicina e aos compostos sulfurados. O alho e os outros alimentos da família da liliáceas, apresentam função imunomoduladora e anticancerígena.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page