Anabolizantes; Mitos e Verdades
Anabolizantes
Conceito:
O termo anabolizante significa substância que induz anabolismo, ou seja, causa crescimento celular, aumenta a produção e de proteínas, especialmente musculares, sendo esse o motivo maior de seu uso, para ganho de massa muscular.
Seu uso tem sido popularmente disseminado por academias e atletas, com objetivo de aumento de massa muscular , aumento da força e melhora do rendimento físico , incrementando a capacidade física ( dopping ).
O uso indiscriminado por substancias ilegais, algumas delas nem autorizadas para uso no Brasil, e muitas vezes com doses inadequadas, tem causado uma serie de problemas de saúde , podendo em casos graves levar à morte por insuficiência hepática ou câncer.
Tipos de anabolizantes:
Testosterona- é o hormônio masculino fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher. Muito comum seu aumento após adolescência e juventude.
Anabolizantes sintéticos- São derivados sintéticos ( produzidos artificialmente ) da testosterona, que possuem propriedades idênticas à da testosterona natural.
Fitoterápicos com propriedades similares à testosterona- dentre eles podemos citar os Tribullus terestris, uma planta que possui propriedades anabolizantes. Muito utilizada na pratica médica com objetivo de conseguir melhorar a infertilidade, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos. Estudos independentes búlgaros passaram a sugerir que o extracto de T. terrestris incrementaria os níveis hormonais por um tempo, ainda que voltassem logo ao seu normal.
GH- Hormônio do crescimento- Hormônio da mesma forma produzido pelo corpo com efeitos anabolizantes . Induz da mesma forma o crescimento corporal e aumento de massa muscular . Também pode ser produzido sinteticamente para tratamento de varias doenças, porém muito é muito utilizado por atletas para ganho de massa muscular e queima de gordura corporal.
Uso clínico dos anabolizantes:
O ganho de massa muscular e definição corporal não é a única indicação dos anabolizantes. Na medicina são usados também para deficiência hormonal da testosterona, desnutrição por doenças crônicas ,alguns tipos de anemia, osteoporose, impotência sexual, retardo pubertário masculino e eunuquismo(castração) dentre outras, sendo um grande aliado na medicina quando usado de maneira racional.
Efeitos colaterais
Ocorrem principalmente pelo uso indevido e dose inadequadas.
Aumento da pressão sanguínea.
Níveis de colesterol –Alguns esteroides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL. Isso pode aumentar o risco de ocorrer uma doença cardiovascular ou doença da artéria coronária
Acne – Devido à estimulação das Glândulas sebáceas
Calvície precoce e câncer de próstata.
Toxicidade do fígado – Causado particularmente por componentes de esteróides anabólicos orais.
Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens.
Atrofia testicular e redução da produção de espermatozoide.
Crescimento de pelos em mulheres engrossamento da voz.
https://www.facebook.com/pages/Cl%C3%ADnica-Vitae/1738833616341691
http://clinivitae.com/